Aprenda a viver do jen
Canal JornaLink

Aprenda a fazer o blog monetizar através do JEN

Colega jornalista, você pode estar errando na estrutura do texto para o seu blog e nem sabe, por isso, resolvemos te ajudar a aprender a fazer o blog monetizar através do JEN.

Na faculdade de jornalismo somos ensinados apenas a pensar na construção da informação. Não me entenda mal, isso não está errado. Mas, se você quer ser JEN para viver do jornalismo, no nicho que desejar produzir conteúdo, é preciso mais que informação:

Aprenda a fazer o blog monetizar através do JEN (Jornalismo Empreendedor de Nicho) - (Foto: Ilustração)
Aprenda a fazer o blog monetizar através do JEN (Foto: Ilusttração)

1 – O título do texto precisa estar na lead

Lead no jornalismo é a primeira parte da notícia, o abre o texto. Se você pensar apenas na informação, certamente não colocará no primeiro parágrafo do texto a referência ao título. Isso fará o seu conteúdo ganhar um ponto a menos no ranking dos mecanismos de busca.

Então, em todo texto que fizer para o seu blog use o título. Se não conseguir replicar o título no lead sem deixar o conteúdo estranho ou repetitivo, opte pelo sinônimo. Mas, a preferência é do uso do título no abre o texto.

Aprenda a fazer o blog monetizar através do JEN (Jornalismo Empreendendor de Nicho)
Aprenda a fazer o blog monetizar através do JEN e viva do jornalismo profissional (Foto: Ilusttração)

 2 – Texto em formato de lista é essencial

O texto com formato de lista é de mais fácil entendimento do leitor. Por isso, sempre opte por textos com tópicos e subtítulos.

Outro ponto importante é o uso de parágrafos curtos entre um subtítulo e outro. Esse é mais um ponto avaliado pelos mecanismos de busca, por isso, é valorizado no seu texto.

Aprenda a fazer o blog monetizar
Um bom, texto para blog não será capaz de monetizar sozinho sem essas dicas (Foto: Ilusttração)

3 – Sinônimos e palavras-chave no conteúdo são fundamentais

O uso dos sinônimos das palavras-chave (e da própria palavra-chave) a cada trecho é do conteúdo é fundamental. Um bom texto para o blog precisa enfatizar sobre qual temática ele é pautado. Sendo assim, ao utilizar as palavras que remetem ao título e os seus sinônimos o texto irá se destacar.

Aprenda a viver do jornalismo de nicho
Aprenda a viver do jornalismo profissional de nicho (Foto Ilusttração)

4 – Texto sem imagens para blog não bons para a monetização

Além de todos os pontos mencionados, conteúdos escritos sem imagens ficam atrás no ranking dos buscadores. Isso acontece porque as imagens também são ranqueadas e quando o texto não tem imagem você perde uma forma de otimização.

Fotos nos textos do blog também costumam prender mais a atenção das pessoas. Sendo assim, o seu texto ganha mais pontuação para ser colocado no topo da lista dos veículos de busca.

No Jornalismo Empreendedor de Nicho você precisa costurar estratégias de marketing digital com a informação de qualidade. Essa receita te fará ser um bom JEN em seu nicho.

Você também pode gostar...