Jornalista freela, profissional liberal não é o mesmo que ser JEN (Jornalista Empreendedor De Nicho)
Canal JornaLink

Jornalista freela, profissional liberal não é o mesmo que ser JEN

Enquanto você não entender que ser jornalista freela, profissional liberal não é o mesmo que ser JEN (Jornalista Empreendedor de Nicho), você não vai potencializar os seus ganhos.

Por isso, quanto antes aprender o que significa cada termo, quanto será trilhado o caminho para o sucesso.

Entenda a diferença entre ser um jornalista freelancer, profissional liberal ou JEN
Jornalista freela profissional liberal não é o mesmo que ser JEN (Foto: Ilustração)

1 – Jornalista freelancer

Você sabe de fato o que é o jornalista freelancer? Eu aposto que você confunde freelancer com empreendedorismo.

Normal essa confusão, já que o trabalho com emissão de nota usando o MEI (sigla para Micro Empreendedor Individual) é comum. Mas, é preciso entender essa diferença.

O jornalista freelancer é aquele que presta serviços específicos, pontuais, para um cliente. Nesse caso o projeto precisa ter começo, meio e final.

“Existe freelancer fixo?”

Não!

Se você estiver trabalhando em uma função e não em um projeto, você deveria ter vínculo empregatício com o contratante.

Trabalho como jornalista
Entenda a diferença entre ser um jornalista freelancer, profissional liberal ou JEN

2 – Jornalista que atua como profissional liberal

O termo profissional liberal nunca me foi dito durante a graduação. Da porta para fora da faculdade eu comecei a perceber esse termo e como ele é confundido com empreendedor.

O profissional liberal possui conhecimento técnico sobre uma determinada área. O autônomo não precisa desse conhecimento técnico. Esse segundo é contratado para executar uma função operacional, que não exige uma formação.

Já o profissional liberal realizou um curso ou precisou tirar uma certificação para prestar o tal serviço.

O jornalista que trabalha dessa forma é fixo em um projeto ou empresa, mas não possuí vínculo empregatício. Nesse caso, o que o credencia ao trabalho é o seu diploma como jornalista.

O uso do MEI não te faz empreendedor, entenda!

É comum no jornalismo que os profissionais liberais emitam notas fiscais. Por isso, existe uma confusão soube ser ou não empreendedor.

Quando você apenas presta um serviço técnico e a base da sua receita é proveniente de um cliente único, você se encaixa melhor na categoria de profissional liberal.

Entenda a diferença entre ser um jornalista freelancer, profissional liberal ou JEN
O Jornalismo Empreendedor não é ensinado nas faculdades (Foto: Ilustração)

3 – Jornalista Empreendedor de Nicho (JEN)

O Jornalista Empreendedor de Nicho é uma modalidade ainda pouco explorada no mercado. Esse profissional tem como base de faturamento as mídias sociais em que constrói conteúdo para um determinado nicho de atuação.

Definitivamente, o JEN (sigla para Jornalismo Empreendedor de Nicho) não é ensinado nas faculdades, pois é uma forma de empreendedorismo ainda muito nova, com metodologia criada por mim (Élida) para ser colocado em prática através do Modelo de Negócio JornaLink.

O Jornalista Empreendedor de Nicho não tem clientes, no entanto, tem anunciantes. Dessa forma, o JEN fatura mais que o profissional liberal e o freelancer.

Analisando as três formas mencionadas de atuação como jornalista, qual você acredita ser a mais escalável de faturamento?

Trabalhar como freelancer é diferente de ser JEN
Jornalismo Empreendedor de Nicho te fará viver do jornalismo profissional (Foto: Ilustração)

Profissional liberal e freelancer trabalham mais e faturam menos que um JEN

No Jornalismo Empreendedor de Nicho, à medida que você cresce quanto autoridade no nicho escolhido, o valor da sua audiência aumenta, assim como o seu público. Isso te dá o poder de cobrar mais por anúncios.

Isso ocorre porque as plataformas digitais em que você está presente começam a monetizar. Por exemplo: Youtube e Blog podem mostrar anúncios do ADS.

Já como profissional liberal e freelancer o preço do seu trabalho leva em conta apenas a sua técnica profissional e não tanto a sua autoridade como jornalista.

Você também pode gostar...