Carta aberta aos colegas jornalistas é um desabafo da jornalista Élida, que através do jornalismo empreendedor de nicho, criou um modelo de negócio que ajuda jornalistas com ou sem experiência de mercado a viverem do jornalismo profissionalmente sem sair de casa.
De jornalista para jornalista

Carta aberta aos colegas jornalistas

Carta aberta aos colegas jornalistas: Eu sei colega jornalista, não está fácil se manter na profissão!

Poucas vagas, muita concorrência, salários baixos, muitas exigências e ainda um alvo enorme nas costas por sermos jornalistas e, aparentemente, ter gente achando que somos inimigos nacionais por INFORMAR e não DESINFORMAR.

Que momento tenso… que dias terríveis!

Carta aberta dos colegas jornalistas é um manifesto pela nossa profissão
Quando você desiste do jornalismo você pode estar desistindo de você (Foto/ilustração: Canva)

O jornalismo vale a pena?

Mas eu quero te dizer que a NOSSA PROFISSÃO VALE A PENA e que eu estou aqui para pegar na sua mão para que você não desista de você, do jornalismo e de faturar construindo informação de valor.

Por muito tempo eu fiquei nesse looping de entregar currículo, de pesquisar vagas em jornalismo nos sites e mídias sociais e, até achei que seria quase impossível construir uma carreira de sucesso no jornalismo profissional sem experiência de mercado.

Desistir não é uma opção!

Até que eu decidi que desistir não era uma opção, afinal, eu investi tempo, dinheiro e os sonhos de uma vida toda nessa graduação. Eu apostei TUDO no jornalismo e que isso seria o ponto de virada da minha vida e da minha família.

O momento não era dos melhores: meu pai se recuperando de um câncer raro e eu trabalhando fora do jornalismo, na área de vendas para auxiliar no pagamento das despesas em casa, sem tempo para NADA que não fosse sobre SOBREVIVER. O salário era baixo, mas era o que tinha para “hoje”. Que barra! Dá vontade de chorar só de lembrar…

Calma, tudo nessa vida passa!

MAS, TUDO ISSO PASSOU E EU SAÍ DESSA FASE DA MINHA VIDA MAIS FORTE E COM ALGO QUE AGORA QUERO USAR PARA TE FORTALECER TAMBÉM, COLEGA JORNALISTA!

Foi nessa fase da minha vida que eu dei um “salto de fé”.

Eu acreditei no meu conhecimento como jornalista, na minha vontade de crescer na área e no potencial do trabalho home office, online, para me auxiliar nessa jornada.

O ano era 2011, quando trabalhar de casa parecia coisa de gente doida ou iludida com a vida “fácil” de quem não pega transporte público diariamente.

Eu confiei, errei, cai, levantei, estudei, cai de novo, levantei de novo, estudei mais um pouco, estudei de novo, de novo 2.0, até que desenvolvi uma forma de viver do jornalismo profissionalmente, sem precisar sair da minha casa.

A carta aberta aos colegas jornalistas é uma forma de incentivar os colegas jornalistas a viverem do jornalismo profissionalmente sem precisar sair de casa, através do jornalismo empreendedor de nicho jen
Essa carta aberta aos colegas jornalistas é uma forma de incentivo, pois muito jornalistas estão nos relatando que pensam em desistir da profissão (Foto/Ilustração: Canva)

E não para por aqui…

Achou que ia parar por aí? Que eu iria desfrutar dessa forma de viver da profissão quietinha para evitar concorrência?

CLARO QUE NÃO!

Não satisfeita eu transformei essa forma de viver do jornalismo em um modelo de negócio, totalmente replicável por QUALQUER JORNALISTA, inclusive os que nunca tiveram uma experiência se quer na área!

Sabe por quê?

PORQUE VER JORNALISTAS NO TOPO TAMBÉM SEMPRE FEZ PARTE DOS MEUS PLANOS 🚀.

E agora, eu te convido a viver do jornalismo profissionalmente em 2023 (e não mais sobreviver), a ter o prazer em atuar como jornalista em um nicho de mercado que ame, a ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor através do seu conhecimento como jornalista e dos seus conteúdos informativos, a viver do jornalismo profissionalmente, sem precisar sair da sua casa, através do Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN).

O que é o Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN)?

Enfim você vai descobrir o que é o JEN!

O Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN) é um modelo de negócio totalmente replicável. Qualquer jornalista, com o usem experiência de mercado, consegue ser um JEN.

Pois bem, eu vou explicar:

No Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN) você precisa aplicar a estratégia do modelo de negócio. Da mesma forma que um médico sai da faculdade como generalista (clinico geral), nós jornalista saímos.

Mas, dentro do JEN basta você buscar um nicho de mercado e começar atuar nele para isso mudar. No JEN, jornalistas com ou sem experiência, podem se consolidar no nicho que quiser, pois basta aplicar a técnica do jornalismo.

Somos produtores de informação, por isso, não importa o nicho, nós saberemos entregar conteúdo de qualidade.