O que são backlinks?
Marketing

O que são backlinks?

Muitos jornalistas não sabem o que são bancklinks e como eles podem auxiliar em seu processo dentro do Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN).

Por isso, resolvemos explicar um pouco mais sobre essa ferramenta de SEO (Search Engine Optimization).

Os backlinks são vistos como uma forma de voto de confiança pelos mecanismos de busca.
Aprenda o que é backlinks e use em seu blog.

Entenda o que são backlinks?

Backlinks são links distribuídos estrategicamente em um texto para conduzir o leitor até a sua página do blog que tenha um conteúdo relevante.

Os backlinks funcionam como uma menção dentro de conteúdo e remetem a autoridade quando o assunto é SEO.

Backlinks também são conhecidos como links de entrada porque representam uma ponte que leva o usuário para outros sites e páginas na internet.

Aprenda sobre Backlinks
Backlinks são essenciais para um blog (Foto: Ilustração)

Como funcionam essa estratégia de SEO?

As técnicas de backlinks são estratégias que tem como objetivo obter links do seu blog dentro de outros sites relevantes dentro do seu nicho de mercado. Algumas dessas técnicas incluem:

  • Conteúdo informativo de qualidade: produzir conteúdo valioso e relevante para o seu público consumidor de informação a ponto de outros blogs e sites desejarem linkar é uma forma de obter backlinks de qualidade.
  • Guest blogging: fazer reportagens, matérias, artigos e textos para outros sites de relevância na sua área de atuação pode ser uma forma de conquistar backlinks.
  • Parcerias e colaborações: conseguir parcerias com outros blogs e sites maiores em audiência que o seu para a troca de links pode ser uma forma de obter backlinks.
  • Comentários em blogs: fazer comentários em blogs importantes e incluir um link que direcione para o seu site pode ser uma forma de ter mais backlinks. Mas, atenção, pois é preciso que sejam comentários relevantes e não spam.
  • Diretórios: incluir o seu blog ou site em diretórios do seu nicho de mercado pode ser uma forma de ter backlinks adicionais.

É importante lembrar que a qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade.

Muitos backlinks de baixa qualidade ou de pouca relevância pode prejudicar seu posicionamento nos veículos de busca. Por isso, é importante priorizar a qualidade e a origem dos backlinks ao invés de apenas a quantidade.

Os backlinks certos te ajudarão a rankear o seu blog.
Obter backlinks pode ser uma forma de fazer networking com outros jornalistas, blogueiros e proprietários de sites relevantes na sua área de atuação (Foto: Ilustração)

Porque backlinks são importantes para um blog?

Backlinks são importantes para um blog por diversas razões:

  1. Relevância e autoridade: os backlinks são vistos como uma forma de voto de confiança pelos mecanismos de busca. Quanto mais backlinks de qualidade um blog tiver, mais relevante e confiável é considerado para o mecanismo de busca, o que pode ajudar a melhorar seu ranking nos resultados de busca.
  2. Tráfego: um backlink é uma porta de entrada para o seu blog. Quanto mais backlinks você tiver, maiores as chances de receber tráfego orgânico de outros sites. Isso pode ajudar a aumentar o público do blog e atrair novos leitores.
  3. Credibilidade: um backlink de outro site relevante e confiável pode ajudar a melhorar a expectativa do seu blog. Isso pode ser especialmente útil para blogs novos ou menos conhecidos que precisam construir audiência e autoridade dentro de um nicho.
  4. Networking: obter backlinks pode ser uma forma de fazer networking com outros jornalistas, blogueiros e proprietários de sites relevantes na sua área de atuação. Isso pode ajudar a construir relacionamentos valiosos e expandir sua rede de contatos.

Em resumo, os backlinks são importantes para um blog porque podem ajudar a melhorar a visibilidade, o tráfego e a confiança do site, o que pode levar a uma melhor conversão de anunciantes e um retorno sobre o investimento (de tempo e dinheiro) mais rapidamente.

Você também pode gostar...