Entender como o algoritmo
Marketing

Como os motores de busca funcionam?

Uma das perguntas que mais fazem sobre a internet é “como os motores de busca funcionam?”, pois essa informação ajuda empreendimentos a conquistar mais clientes e anunciantes.

Essa dúvida é comum também entre criadores de conteúdo que desejam monetizar o seu trabalho, já que estar bem relacionados nos sites de busca é fundamental. O fato é que entender a forma como essa ferramenta atua vai te ajudar a ganhar destaque no mundo digital e sem esse conhecimento fica complicado ter sucesso na Web.

Como os motores de busca funcionam?
Como os motores de busca funcionam? Entender isso é essencial, pois vai te ajudar a conquistar mais audiência. (Foto: Ilustração)

Para que servem os mecanismos de pesquisa?

Os mecanismos de pesquisa são utilizados ​​pelos usuários quando eles possuem uma questão a ser respondida, e por isso, fazem uma consulta na internet. 

Os algoritmos do mecanismo de pesquisa são programas que buscam pistas para oferecer às pessoas os resultados exatos que estão procurando como resposta à sua pesquisa.

Por meio dos algoritmos esses mecanismos encontram páginas da Web e decidem quais classificar como relevante para o pesquisador. Por meio dessa classificação é que recebemos uma listagem com as respostas consideradas melhores no topo.

Como os motores de busca funcionam?
Primeiramente, fique atento ao seu conteúdo, pois sem qualidade não adiante entender os buscares (Foto: Ilustração)

Entenda as três etapas para o funcionamento dos mecanismos de pesquisa

Existem três etapas para o funcionamento dos mecanismos de busca listar as melhores respostas para questão levantada pelo usuário:  

– Rastreamento: momento de descoberta do conteúdo; 

– Indexação: etapa de arquivamento; 

– Classificação: estágio de recuperação.

SEO é necessário para conseguir aparecer bem nos veícuculos de busca
Os motores de busca são os juízes quando o assunto é o seu conteúdo. Sendo assim, entenda o seu funcionamento (Foto: Ilustração)

Etapa 1: Rastreamento

Os mecanismos de busca mandam rastreadores da Web para achar novas páginas e anotar informações sobre elas. O objetivo de descobrir novas páginas que existem e também verificar periodicamente o conteúdo visitado anteriormente é a verificação. Sendo assim, a ferramenta consegue ver se foram feitas alterações.

Esses robozinhos checam as páginas seguindo os links que eles já localizaram em uma busca anterior.

Você sabe como funcionam os conteúdos de busca?
Como os motores de busca funcionam? Porque entender disso vai fazer a diferença para você? A resposta é simples: vai te ajudar a faturar mais (Foto: Ilustração)

Etapa 2: Indexação

A indexação acontece quando um mecanismo de busca resolve se irá ou não utilizar o conteúdo que localizou. Se uma página rastreada for considerada de qualidade ela será adicionada ao seu índice. 

O índice é usado na fase final de classificação do conteúdo e quando uma página da Web ou conteúdo é indexado é criado um arquivo com as informações. Com isso, esse conteúdo ou página pode ser recuperado em outro momento. 

O que prejudica a classificação da sua página nessa etapa:

  • Conteúdo considerado duplicado;
  • Material que é considerado de baixa qualidade ou spam;
  • Páginas com problemas para serem rastreadas;
  • Página ou domínio sem links de entrada.
Como os motores de busca funcionam?Saber como isso acontece te ajuda a ser um profissional melhor
A busca por respostas na internet fez com que os mecanismos de busca ganhassem protagonismo. Entender como o algoritmo opera fará todo a diferença. (Foto: Ilustração)

Etapa 3: Classificação

O terceiro passo da qualificação de um conteúdo por um mecanismo de busca é o considerado o mais importante: a classificação.

A classificação só pode acontecer depois da conclusão dos passos de rastreamento e indexação. Assim, uma vez que um mecanismo de busca tenha rastreado e indexado o seu site ou blog, ele poderá ser classificado.

Os mecanismos de pesquisa avaliam mais de 200 pontos para classificar o seu conteúdo. A boa notícia é que todos esses pilares se encaixam nos três pilares do SEO:

Por isso, para conseguir uma boa classificação do seu site para os mecanismos de pesquisa é necessário entender sobre regras e estratégias de SEO.

Você também pode gostar...