Jornalismo Empreendedor de Nicho
JEN

Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil

Quando você se forma em jornalismo ainda está com o coração cheio de esperança de conseguir uma colocação profissional. Mas, o tempo vai passando, as oportunidades nunca aparecem ou quando aparecem não valorizam o seu trabalho. Desanimar não é uma opção para um colega jornalista, pois saiba que você jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil.

Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil
Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil (Foto: Ilustração)

O cenário atual do jornalismo profissional

Basta uma busca em um site de vagas para ver que a coisa não está nada boa para o jornalista de formação. Muitas oportunidades são abertas para qualquer profissional de comunicação, o que aumenta a concorrência consideravelmente.

Além disso, na faculdade de jornalismo as ferramentas de marketing digital não são abordadas com profundidade e a maioria das vagas abertas atualmente pede conhecimento nesse segmento.

Não há um consenso sobre a média salarial dos jornalistas, mas sites que divulgam oportunidades na área traçaram a média salarial do profissional.

De acordo com o site Glassdoor a média salarial do jornalista brasileiro é de R$ 3.185,00. Mas, segundo o site Vagas.com.br a média salarial do jornalista brasileiro é de R$ 2.568,00.

O fato é que no Brasil formam-se mais profissionais de jornalismo por ano do que o mercado consegue absorver.

Em uma busca no site do Ministério da Educação (MEC) das faculdades habilitadas a ofertar o curso de jornalismo podemos constatar que mais de 100 mil vagas estão disponíveis para futuros jornalistas.

Se todas as oportunidades forem fechadas teremos anualmente essa gente toda disputando oportunidades.

Fature como jornalista sem sair de casa
Jornalistas que faturam sem sair de casa através do jornalismo empreendedor de nicho utilizam plataformas como o Google ADS (Foto: Ilustração)

Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil: entenda

No entanto, antes de se render ao desesperador cenário profissional do jornalismo brasileiro, saiba que há uma luz no final do túnel.

O faturamento em dólar é uma realidade para quem produz conteúdo e os jornalistas podem realizar essa tarefa através do Jornalismo Empreendedor de Nicho (JEN).

Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil
O jornalista empreendedor de nicho atua sem precisar sair de casa (Foto: Ilustração)

– O que é JEN?

JEN é sigla que remete ao Jornalismo Empreendedor de Nicho ou ao profissional que atua dessa forma.

Um JEN usa as plataformas digitais, como as mídias sociais, para estabelecer um faturamento por meio de um nicho onde gera conteúdo informativo de valor.

Sendo assim, um Jornalista Empreendedor de Nicho certamente vai faturar em dólar.

Jornalista pode faturar em dólar sem precisar sair do Brasil
Não deixce de investir em um bom conteúdo para se qualificar no Google ADS (Foto: Ilustração)

– Google ADS

As fontes de renda de um JEN têm como base anunciantes. No caso do faturamento em dólar, os anunciantes estão ligados às plataformas digitais.

O Google ADS tem um programa de aparições de anúncios em plataformas parceiras. Por isso, se você tiver um blog ou um canal no YouTube que siga as regras estabelecidas pelo Google poderá faturar em dólar.

Sendo assim, você colega jornalista pode faturar em dólar, aqui do Brasil, sem sair de casa!